Whitepaper

Entenda como a Domus DeFi criará um ecossistema voltado à promover o acesso de pessoas à habitação e moradia.

1. Sumário Geral:

Domus DeFi (DMS) é o token de utilidade que vai revolucionar o acesso à moradia.
Ter um lar é o principal desejo da maioria das pessoas ao redor do mundo, ter um lugar para chamar de seu, onde serão construídas suas memórias e seus afetos e onde o sentimento de pertencimento se torna tão presente que quase pode ser tocado.
Contudo, contraditoriamente, o acesso à moradia é um sonho cada vez mais difícil de ser realizado, devido aos altos custos de aquisição ou de locação, o que nos leva a termos relações cada vez mais precárias com o espaço onde habitamos e convivemos com nossa família e comunidade.
Além disso, em razão de fatores alheios ao nosso controle, como o desemprego, estagnação salarial, crises financeiras, elevação inesperada das taxas de juros, entre outros, muitas vezes o sonho se transforma em um pesadelo no qual a pessoa perde a casa, o tempo e o dinheiro investido e, não raras vezes, a saúde e a família.
A missão da Domus DeFi será criar um ambiente que permitirá às pessoas o acesso à moradia, devolvendo a elas a esperança de pertencer a um lar, com segurança e confiança no futuro.
Nós acreditamos que, enquanto um direito humano, o acesso à moradia não deveria custar um terço – ou mais – do tempo de nossas vidas, e é isso que queremos mudar. Queremos ter voz ativa na luta para que voltemos a ser donos do nosso próprio tempo.

2. Funcionamento:

Uma vez adquiridos pelo usuário, os tokens “DMS” poderão ser dados como lance em um imóvel pertencente ao portfólio da Domus DeFi, em regime concorrencial com os demais interessados.
Isso permitirá às pessoas o acesso a um imóvel com os recursos financeiros que elas de fato possuem, e não através da dívida.
O ganhador do leilão receberá o usufruto do imóvel, o que será devidamente registrado junto à matrícula da propriedade, devendo, em contrapartida, entregar à Domus DeFi a quantidade de “DMS” dada como lance.
Uma vez recebidos os tokens, à Domus DeFi caberá ofertá-los novamente no mercado, a fim de manter a constante liquidez do ativo e continuar a aumentar o seu portfólio de imóveis, alcançando um número cada vez maior de beneficiários.
A fim de permitir que todos tenham a possibilidade de adquirir sua habitação, cada pessoa não poderá receber o usufruto de mais de um imóvel ao mesmo tempo, tampouco será permitido ao usufrutuário alugar o imóvel a terceiros, devendo utilizá-lo como moradia para si e para sua família. Tal regra será inegociável e o seu descumprimento acarretará no cancelamento do contrato de usufruto e o imóvel retornará ao portfólio da Domus DeFi.
A regra de "uma pessoa, um imóvel" permitirá que mesmo os menos afortunados possam conquistar sua moradia.

3. Aspectos Legais do Projeto:

Nos termos da legislação brasileira, o usufruto constitui uma parte significativa do direito de propriedade, mas com ele não se confunde.
Desse modo, uma vez constituído o usufruto, o usufrutuário receberá o direito de usar e gozar do imóvel (artigo 1.394 do Código Civil), bem como o dever de conservá-lo, sendo responsável também pelo pagamento de impostos, taxas e serviços públicos como água e energia (artigo 1.403 do Código Civil).
Em termos gerais, o usufrutuário não recebe o direito de propriedade sobre o imóvel, não podendo vendê-lo a outra pessoa.
No nosso projeto, o usufruto será vitalício, de modo que o direito do usufrutuário se extinguirá com a morte. Nesta hipótese, o imóvel retornará ao portfólio da Domus DeFi, para ser ofertado a outros usuários.

4. Tokenomics:

Foram emitidos 10.000.000.000 (dez bilhões) de tokens Domus DeFi (DMS), com 18 (dezoito) casas decimais, sob o protocolo Standard ERC-20, na rede Polygon.
Um pool de liquidez foi iniciado na Uniswap, na proporção de 1 POL / 999.999 DMS, que pode ser acessado aqui.
As taxas recebidas através do pool de liquidez serão utilizadas para aumentar a própria liquidez do token, em busca da viabilidade financeira do projeto.

5. Etapas do Projeto:

I. Incrementação da liquidez do projeto: devido à limitação dos nossos recursos iniciais, estamos focados em aumentar progressivamente a liquidez do token no pool criado junto à Uniswap, através de aportes mensais. Conforme dito acima, as taxas recebidas através do pool também serão utilizadas para aumentar a liquidez.
II. Uma vez que as taxas geradas pelo pool sejam suficientes para dar início à criação da empresa Domus DeFi, do seu ambiente virtual e à construção do portfólio de imóveis, isto será feito.
III. Criada a Domus DeFi, bem como o seu ecossistema, daremos início à oferta de residências aos interessados em habitá-las.

Junte-se à transformação!